Com o crescimento urbano, as possibilidades de investimentos imobiliários são muito variadas. Além do aluguel, podemos optar por imóveis usados, apartamentos em edifícios antigos ou empreendimentos ainda na planta. Mas qual será a melhor opção hoje? Em qual vale a pena investir?
Não existe uma resposta certa e sim o melhor caminho para você. A verdade é que tudo depende de diversos fatores, por isso, vamos pontuar os prós e contras para te auxiliar nessa decisão.
Independente da escolha entre um apartamento antigo ou novo, a aquisição de um imóvel muitas vezes é a realização de um sonho e personalizá-lo faz parte do processo. É difícil encontrar um imóvel que preencha todos os seus requisitos, por isso as reformas, mesmo que pontuais, acabam sendo necessárias.
Colocando na balança, a compra de um apartamento antigo pode sim ser financeiramente mais vantajosa, mesmo que ele acabe precisando passar por mais obras do que um novo.
Edifícios antigos tendem a estar em regiões mais consolidadas, que dispõem de uma alta gama de serviços facilitandoo dia a dia dos moradores. Esse é o caso de alguns bairros nobres de São Paulo como Higienópolis e Jardim Europa. Quando novos empreendimentos surgem nesses locais, o valor do metro quadrado tende a ser muito elevado, enquanto imóveis antigos nos mesmos bairros podem apresentar valores muito mais vantajosos.
Sendo assim, se você sonha em morar em algum desses bairros, adquirir e reformar um apartamento antigo pode ser uma ótima opção.
Edifícios erguidos há muitas décadas costumam ter plantas bem diferentes das que encontramos hoje em dia. Estamos vivendo um momento no qual a convivência entre os moradores é privilegiada, o que resulta em áreas sociais mais valorizadas.. A integração é palavra de ordem, assim como o conforto para os momentos de descontração.
Essas características não são vistas em plantas mais antigas, que costumam ter o layout setorizado de acordo com as funções específicas de cada cômodo, além de áreas íntimas muito mais generosas. No entanto, com o planejamento correto e acompanhamento de um bom arquiteto, é possível atualizá-los, adaptando os ambientes antiquados aos moldes de hoje.
Antes de começar a pensar na reforma, é preciso fazer uma avaliação do imóvel, verificando:
Os edifícios mais antigos apresentam inúmeras vantagens estruturais com paredes mais grossas, que garantem um melhor isolamento acústico e até térmico. O pé-direito alto e os janelões são outras características favoráveis: melhoram a iluminação, sensação de amplitude e ventilação, o que pode acarretar até mesmo em uma economia de energia.
Também é comum o uso de revestimentos resistentes e nobres nos projetos de antigamente, como mármore e madeira, que podem passar por processo de restauro, valorizando ainda mais os ambientes sem estourar o orçamento. Tudo isso significa maior comodidade e grande poder de personalização do imóvel. Isso sem contar o charme que eles possuem, não é mesmo?
Engana-se quem acha que ao adquirir um apartamento novo estará livre de reformas. A verdade é que qualquer imóvel precisa de obras para se adequar às necessidades dos novos moradores. A vantagem nesses casos é que não há necessidade de encarar uma obra muito grande. Ainda que se queira alterar a planta e integrar ambientes, as partes hidráulica e elétrica estão prontas ou vão exigir mudanças mais simples. Por outro lado, nos apartamentos antigos, é comum que a fiação e encanamento precisem ser trocados.
Muitas vezes o comprador pode desanimar com a má conservação do imóvel usado e querer desistir da compra, afinal terá que passar por uma reforma longa e trabalhosa. Porém, é preciso olhar além dos defeitos e contemplar o potencial que o imóvel tem em se transformar com um projeto sob medida e com uma reforma bem planejada. Para isso é preciso contratar os profissionais corretos (arquitetos, engenheiros e designers) e confiar nas decisões deles.
O projeto de arquitetura e design de interiores pontuará todas as mudanças necessárias para renovar os ares do apê antigo e deixá-lo na medida certa para as suas necessidades. Esse processo compreende não só a parte estética, mas principalmente a segurança e a funcionalidade dos espaços.
Mas atenção: outro aspecto que precisa ser levado em conta logo no início é o tempo total de obra que pode ser consideravelmente maior do que a reforma de um imóvel recém-construído.
Resumindo, as principais vantagens apontadas sobre a compra de apartamentos antigos são: localização privilegiada, possibilidade de personalização, valor mais baixo na aquisição e boas plantas. Mas se você ainda ficou em dúvida sobre as vantagens e desvantagens de reformas de apartamentos antigos, estamos à disposição para auxiliá-los na escolha.
Somos um escritório com mais de 20 anos no mercado de arquitetura de decoração de alto padrão realizando serviços sob medida para nossos clientes e atendendo às mais diversas demandas e anseios.
Agende sua reunião, venha conferir de pertinho nosso portfólio e bater um papo sobre sua obra.
Escritório de arquitetura e design de interiores de alto padrão, que desde 2000, procura a harmonia em projetos que integram pessoas e ambientes contemporâneos, sempre com muita sofisticação e qualidade. A experiência e a constante atualização de suas sócias garantem a materialização de suas ideias e conceitos em espaços planejados, que unem a expectativa e necessidades de seus clientes à móveis e peças de design moderno.
Com soluções adequadas e inovadoras, a Rocha Andrade Arquitetura pensa ambientes que aliam estética e conforto, em todos os seus detalhes.
Somos um escritório com mais de 20 anos no mercado de arquitetura e decoração de alto padrão, com experiência em serviços “tailor made”. Isso quer dizer que o nosso trabalho é minucioso e consiste em traduzir a sua personalidade da melhor maneira em ambientes acolhedores e únicos.
Entender as suas demandas e anseios, buscar soluções que se encaixem no seu estilo de vida e oferecer uma experiência agradável durante todo o processo. Estes são alguns dos nossos mais valiosos pilares.
Agende sua reunião e venha conferir de pertinho nossos serviços, portfólio e bater um papo sobre sua obra.
Esta é a fase de envolvimento muito importante entre o cliente e as arquitetas, onde é feito um trabalho de imersão nas necessidades e desejos dos futuros moradores, fazemos uma entrevista detalhadas para extrair informações relevantes para iniciar o projeto.
Nesta etapa também visitamos o imóvel para conferir os dimensionamento dos ambientes e levantamento fotográfico
Nesta etapa apresentamos algumas possibilidades de plantas de acordo com o Briefing, onde o estudo de circulação e disposição dos móveis em cada ambiente são discutidos.
Geralmente apresentamos mais de uma visualização das plantas para que seja possível ver quais as modificações que melhor se adequa ao projeto
Esta é a fase onde as ideias tomam forma. Apresentamos as imagens em 3D e um filme através de um óculos com efeito em realidade virtual, Assim o Cliente tem real percepção visual de volume e profundidade. Serão apresentadas imagens renderizadas com sugestões de materiais texturas, cores, design de mobiliário, sugestão de móveis, tapetes, cortinas, objetos decorativos e efeitos de iluminação. Onde ilustra todo o projeto apresentado no estudo de layout.
Nesta etapa o conceito é traduzido para uma linguagem técnica. São desenvolvidas plantas detalhadas como, alteração de alvenaria, pontos hidráulicos, forro, iluminação, pontos de elétrica, entre outros.
Criação do memorial descritivo para execução da obra.
Cuidamos de todo o processo, executar as idéias do papel exige planejamento, conhecimento, disponibilidade. Nesta etapa, concentramos as informações, temos uma equipe experiente para administrar os fornecedores envolvidos, com cronogramas, pedidos, execução e entrega final. Garantindo que os espaços ganhem a forma de acordo com o projeto, otimizando custos, recursos e tempo.