Montar a casa de recém-casados é uma delícia, mas traz consigo alguns desafios para os casais que vão começar a morar junto, principalmente em relação à intimidade. O banheiro de casal é um dos espaços que mais reflete estas questões na casa nova.
“Dividir o banheiro é uma arte, é um lugar sagrado e íntimo, sinônimo de privacidade. Respeitar o espaço do parceiro é fundamental para uma boa convivência diária”, segundo a Rocha Andrade Arquitetura & Interiores. “Um ambiente organizado, confortável e aconchegante pode fazer total diferença no convívio do casal”, completa.
Para ajudar os casais que estão nessa fase de mudanças e decisões, separamos 10 dicas para fazerem o banheiro ideal e evitarem as brigas!
1. Banheiro de Casal: Áreas de banhos duplas
Um sonho de consumo de muitos casais são áreas de banho duplas – sejam dois chuveiros ou chuveiro e banheira separados. Para a primeira opção, a dica da arquiteta Aclaene de Mello é ter um elétrico e outro a gás. Assim, o casal se previne contra o caso de falha no aquecimento ou queda de energia, e ninguém fica sem banho numa situação dessas.
2. Banheiro de Casal: Organizadores separados
Para os casais com orçamento mais enxuto, a sugestão para criar espaços para cada um dentro do chuveiro é investir em organizadores separados para os produtos de um e de outro.
Uma boa solução para garantir a individualidade e o espaço de cada um no restante do banheiro é dividir a bancada e separar uma cuba para cada. Esta é uma forma de evitar conflitos em momentos como de manhã, antes do trabalho, em que cada um tem sua rotina. Enquanto ele se barbeia, ela pode se maquiar ao mesmo tempo, criando um momento gostoso de intimidade, sem que um atrapalhe o outro.
3. Banheiro de Casal: Cuba Grande
Uma alternativa para banheiros com espaços reduzidos é ter uma cuba grande. “Assim, ambos fazem a higiene do rosto juntos sem que um interferira no ritmo no outro”, explica Aclaene.
4. Banheiro de Casal: Bancadas Grandes
“Pias duplas são mesmo um sonho dos casais, mas a realidade da maioria é justamente o contrário. Os banheiros são de tamanho mínimo”, diz a arquiteta Vanessa Mo da VMO Arquitetura. Nestes casos, ela recomenda dar preferência para ampliar a bancada ao invés de duas cubas. “Assim é possível colocar bandejas ou os organizadores de cada um, sem contar no espaço que se ganha de gabinete embaixo da bancada”, explica.
5. Banheiro de Casal: Pia do lado de fora
Quando só há um banheiro na casa, uma ideia interessante é colocar a pia do lado de fora. Assim, um cônjuge pode usar o vaso ou chuveiro com toda privacidade, e o outro estará livre para usar a pia e o espelho a qualquer hora, sem impedimentos.
6. Banheiro de Casal: Dois banheiros, um para cada
Já em apartamentos com dois banheiros, uma opção é designar um para cada. “Cada banheiro ganha um conceito e é personalizado conforme o gosto do marido ou da esposa”, finaliza Vanessa.
FONTE: http://revista.icasei.com.br/house-decor-ideias-para-o-banheiro-do-casal