[vc_row][vc_column][vc_column_text]Viver em uma casa com crianças tem outro sabor, é compartilhar de atmosfera cheia de boas energias. Frequentemente nos depararmos com brinquedos espalhados pelos ambientes ou com adesivos colados nas paredes. Não deveríamos ficar bravos porque é justamente esse astral que dá vida à casa.
Nós, adultos, precisamos ter claro que as crianças adoram explorar os ambientes onde vivem, pois essa curiosidade faz parte da natureza. É importante saber que uma decoração impecável, com objetos lindos e sempre no mesmo lugar, geralmente é coisa de novela. Crianças espalham bagunça por todos os lados, mexem em plantas que não deveriam, batem brinquedos em móveis, paredes e portas, arrastam o mobiliário pelo piso e em alguns casos, quando são bem peraltas, curtem escalar os batentes das portas. Deixá-las à vontade, no entanto, não significa não impor limites.
Seria muito bacana se, em todas as casas houvesse algum ambiente preparado para os pequenos, podendo assim deixar os demais cômodos mais organizados. No espaço dedicado à criançada
vale pensar num sofá aconchegante, revestido com tecido resistente a pipocas, sucos e manchas de canetas. É importante prever um tapete de fácil manutenção. Móveis de cuidado simples também são bem-vindos, principalmente porque sabemos que sujar faz parte e deve ser encarado com naturalidade.
Que tal entrar na brincadeira e deixar esse cômodo sob a supervisão, das crianças? Ele pode dispor de uma estante colorida, cheia de nichos e gavetas prontas para incentivar a organização de carrinhos, bonecas, jogos, videogame, livros, revistas, CDs e DVDs. Com o tempo, isso ajudará a terem mais cuidado e responsabilidade com os brinquedos.
Se a casa tem quintal ou jardim, melhor ainda. O Habitat é perfeito para gastar energia, correr, pular e brincar com as coisas simples que a vida nos proporciona, como uma cantiga de roda, um jogo de amarelinha, uma escalada de árvore ou mesmo um caminho das formiguinhas pronto a ser explorado.
Sei que na prática, na vida real ,tudo isso pode não ser simples, mas confesso que venho curtindo essas experiências há algum. Desde que minhas filhas (Maria Clara, sete anos e Maria Julia, cinco) nasceram, tenho pensado em como é fundamental que elas se sintam livres para expor seus atos e pensamentos. Para nós, pode ser um exercício delicioso. Basta entrar no clima, exercitar e quando a gente menos espera, estamos jogados no chão, usando canetinha ou massinha de modelar no tapete da sala de estar. É como se, de repente, pudéssemos até mesmo voltar no tempo e reviver a nossa própria infância.
Tenho certeza de que um lar com crianças tem sua energia renovada diariamente, como se a casa estivesse sempre em festa.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row padding=”pt-70 pb-70 pt-xs-50 pb-xs-50″][vc_column width=”1/4″][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”3/4″][rs_section_title title=”Compartilhe esse post no PINTEREST” title_color=”#000000″][/vc_column][/vc_row]