1 Espaço confortável é fundamental para você que optou para sair do ambiente corporativo.
Conforto será sinônimo de trabalho mais qualificado, mais rentoso , além de garantir grande disposição para produção intensa.
2 Acessibilidade a materiais e móveis adequados ao seu trabalho evitará desperdício de tempo, além de evitar distorção do foco do trabalho.
3 Cadeiras confortáveis são um item indispensável a você que tem a intenção de fazer home office.
Elas impedirão que você se sinta compelido a levantar sempre que seu organismo apresentar incômodo ou desconforto, após algumas horas de trabalho contínuo.
4 Obter uma boa produção em home office tem relação direta com a escolha feita dos itens que comporão o ambiente.
Móveis funcionais o ajudarão na organização do espaço e na consequente otimização produtiva.
5 Bagunça e desordem, decididamente, não combinam com home office. Se o espaço estiver todo organizado, não haverá dificuldade de encontrar tudo aquilo de que você necessita para realização do trabalho com excelência.
6 Não permita que os espaços da casa se contaminem pelo home office. Uma divisão adequada fará com que os ambientes da casa fiquem bem delimitados e, em cada um deles, haja adequação à sua função singular e específica.
7 Se o horário no qual você for trabalhar não contar com a ajuda da luz natural, opte por uma iluminação que não o incomode.
8 Iluminação adequada, especialmente se for natural, lhe trará grandes vantagens. Além da economia que você fará, seus olhos agradecerão por não ficarem ofuscados.
9 A escolha do local em que se fará o home office facilita o isolamento necessário para que as tarefas sejam realizadas da melhor maneira possível, especialmente se, em casa, houver um número de pessoas que possa, eventualmente, desviar sua atenção com frequência.
10 Imposição de auto-disciplina o ajudará a manter o foco no trabalho, evitando que distrações desnecessárias atrasem sua produção diária. Quanto mais focado você for, melhor será o produto final do home office.
MELHOR ILUMINAÇÃO PARA UM HOME OFFICE
Quer você tenha visão perfeita ou não, é sempre muito importante escolher a iluminação adequada para que um trabalho de excelência ocorra. Certamente, a iluminação natural é a melhor opção, mas, se ela for inexistente ou escassa, optar por lâmpadas artificiais é a solução.
Antigamente, as lâmpadas incandescentes eram a melhor opção por possuírem luminosidade contínua e diferenciavam-se das fluorescentes que, por apresentarem oscilação, provocam cansaço nos olhos.
Hoje, sabe-se que as lâmpadas de LED consomem menos energia e duram mais, e, por chegarem muito próximo à naturalidade, não aquecerem durante o funcionamento e possuírem luz uniforme, têm sido as mais recomendadas.
Não se deve esquecer de que as fluorescentes compactas são também ambientalmente sustentáveis.
Cabe a você , portanto, qual será a melhor escolha, inclusive considerando-se o custo-benefício.
Qualquer que seja o objeto de iluminação -luminárias, abajures ou lustres – é importante que eles não joguem o foco de luz diretamente sobre o rosto de quem realiza o trabalho para não causar cansaço visual ou até mesmo ofuscamento.
INFLUÊNCIA DAS CORES NO AMBIENTE DE TRABALHO
Comprovadamente, as cores escolhidas para compor um ambiente de trabalho são decisivas para que a produção seja satisfatória, uma vez que são elas as responsáveis pela produção de hormônios que provocam diferentes sensações no organismo humano.
Assim, escolher adequadamente, significa, por exemplo, ampliar um ambiente, se você optar pelas cores frias.
Estimular a criatividade cabe ao branco, que pode combinar perfeitamente com móveis e acessórios coloridos.
Optar por elementos em tom azul, que traz bastante energia, pode sugerir serenidade e calma ao ambiente.
Se você necessita de concentração, o amarelo, cor quente, pode trazer luminosidade e vida ao ambiente, ao mesmo tempo em que o verde claro pode trazer tranquilidade ao local de trabalho.
Essas são apenas algumas dicas para ajudá-lo na hora de escolher a cor ideal no seu home office.
HOME OFFICE HÍBRIDO
Trabalhar em formato flexível é, certamente, a maneira adequada para se ter um aumento de produtividade, já que grande porcentagem de pessoas que atua em home office consegue gastar menos tempo na realização de tarefas.
O stress, já considerado como mal do século, também deixa de existir ou é bastante amenizado pela abolição do deslocamento diário do funcionário.
Tal definição – Home Office Híbrido – tanto pode referir-se a tempo como também a espaço.
Com relação a tempo, temos que, adotar um modelo híbrido é a solução ideal para que haja aproveitamento total do tempo que se tem disponível para realização de tarefas.
Dependendo da natureza do trabalho que se deve fazer, o ideal é que se combine, de forma mesclada, alguns dias em home office e outros dias no escritório, para que os funcionários não percam totalmente o contato com os colegas de trabalho e a troca enriquecedora de ideias que ocorre durante esses encontros.
Com relação a espaço, temos que um espaço isolado, como quarto de dormir, pode ser ideal para a instalação do home office, já que o não acesso de pessoas não ligadas ao ofício, facilita na hora de criar um trabalho de qualidade.
Até mesmo na área de serviço o home office pode ser instalado para otimizar seu tempo ao aproveitar, por exemplo, uma pequena parada para colocar roupas na máquina de lavar.
HOME OFFICE SUSTENTÁVEL
Trabalhar home office é sinônimo de sustentabilidade por diversos motivos:
– A redução da circulação de carros na rua permite uma economia de combustível que, por sua vez, ajuda na diminuição da poluição atmosférica.
– Se algumas iniciativas forem tomadas no local de trabalho, o consumo de energia, que é ,normalmente, elemento de desperdício, poderá ser um grande aliado seu.
Escolha preferencialmente um lap top que representa economia energética em relação aos computadores de mesa.
Aparelhos multifuncionais que reúnem, num único equipamento, várias propriedades
– cópia / impressão / scanner – representam também economia de energia.
– Comprar móveis usados, com intenção de reaproveitamento, também é outra dica a ser considerada.
– Desligar os aparelhos das tomadas, sempre que não estiverem sendo usados é medida de economia também.
– Importante aproveitar bem a vida útil dos aparelhos disponíveis, a fim de se evitar esbanjamento.
Aqui foram apresentadas algumas sugestões que podem facilmente ser cumpridas.
O Planeta agradece!