Quando você decide que já é a hora da tal sonhada reforma na sua residência, junto com a empolgação e as ideias para a decoração, chegam também muitas preocupações. Reforma dá trabalho, mexe com a rotina de todos, traz sujeira, barulho, pessoas desconhecidas e dores de cabeça. Mas saiba que dá pra diminuir esses incômodos se organizando antes do início da reforma. Confira neste post algumas dicas de como passar por tudo isso sem traumas, com humor jogo de cintura.
Não comece a reforma sem contratar um profissional
Não quebre um tijolo sem antes falar com um arquiteto ou engenheiro. Reforma é uma coisa muito séria e se não for feita com a supervisão de um profissional pode colocar o seu imóvel em risco.
Procure um profissional da sua confiança, que tenha boas indicações e referências. Conte para ele o que você deseja e tire todas as suas dúvidas. Ele é a pessoa certa para trazer novas ideias e aprimorar o seu projeto, contribuindo com redução dos custos e ajudando a estabelecer prazos mais realistas para a obra.
Existem muitas questões que precisam ser avaliadas pelo profissional antes da reforma, tais como: capacidade da estrutura do imóvel, pontos que podem desvalorizar a sua residência, melhor localização de portas e janelas, etc. E caso você more em apartamento, a participação de um arquiteto ou engenheiro no projeto é obrigatória, e tem como objetivo prevenir possíveis desabamentos causados por uma reforma que afete a estrutura do prédio.
Planejar é o segredo do sucesso da reforma e decoração
Planejar é tudo quando se pensa em reforma. Com um bom planejamento é possível minimizar os desconfortos causados pela reforma, ainda mais se você e sua família estiverem ocupando o imóvel durante a obra.
É preciso que se divida a obra em etapas e planeje os detalhes de cada uma delas. Tenha em mãos um cronograma definido que estabeleça a sequência de cômodos e etapas da reforma: alvenaria, hidráulica, elétrica e acabamento.
Estabeleça datas e horários de trabalho, levando em conta o bem-estar dos moradores e também dos vizinhos. Lembrando que condomínios costumam ter regras próprias, com dias e horários específicos para a realização de obras.
Atenção com as crianças e também com os animais de estimação
Uma reforma em casa com as crianças por perto requer maior atenção. Você precisará ter muita paciência, calma, criatividade e bom humor.
Uma boa dica, para tornar os dias de reforma menos estressantes pra elas, é mostrar e explicar o que está sendo feito, caminhar com elas pela obra e deixar que se familiarizem com os novos barulhos da casa.
Tente não fazer mudanças drásticas na rotina dos pequenos. Mas redobre a atenção, já que uma reforma pode apresentar riscos para as crianças. E, se possível, tire-os de casa nos dias e horários de maior sujeira, barulho e poeira, evitando assim problemas de saúde.
Já quando o assunto é animais de estimação, o ideal é mantê-los longe da obra. Leve-os para a casa de um vizinho, familiar ou para um hotel para animais.
Mas se isso não for possível, preste muita atenção no que eles fazem. Cuidado para que eles não engulam algo que encontrar pelo chão e evite que eles fiquem zanzando no meio da obra. Por fim, aumente a frequência dos passeios, deixando-os longe o máximo possível da sujeira e da poeira.
Libere espaço
Se a reforma for em apenas um ou dois cômodos da casa é fácil. Basta esvaziá-los por completo e guardar os móveis o objetos de decoração em um outro cômodo da casa.
O problema maior é quando a reforma atinge vários cômodos da casa. Nesse caso o ideal é que se faça a reforma em um cômodo por vez. Isso facilitará a organização do cômodo que irá armazenar, temporariamente, seus móveis e objetos.
Mas se você não tem um cômodo que possa ser usado para armazenar seus pertences, você pode optar por usar um guarda-móveis. Existem várias opções no mercado, com diversos tipos de contrato e valores.
Proteja seus móveis
Quando for armazenar seus móveis e objetos de decoração em um cômodo livre da casa, é essencial que você cuide da proteção deles.
Móveis maiores, tais como sofás, mesas e estantes, podem permanecer no ambiente, desde que estejam muito bem protegidos. O ideal é cobrir tudo com plástico bolha e, em se tratando de móveis mais delicados, com uma camada de papelão entre a superfície do móvel e o plástico bolha.
Quanto aos pequenos objetos e itens de decoração, embale tudo e guarde em caixas de papelão devidamente etiquetadas. Assim você não ficará confuso na hora de colocar tudo de volta em seu devido lugar quando a reforma terminar.
Isole o cômodo que será reformado
Depois de esvaziado o cômodo onde a reforma acontecerá, uma boa ideia é isolá-lo com plástico para que a poeira e a sujeira não se espalhem pela casa toda. Não tem como evitar totalmente a poeira, mas fazendo o isolamento você conseguirá conter boa parte do pó no próprio ambiente da reforma.
E por falar em pó, outra boa dica é cobrir com pano o vão inferior das portas, evitando assim a entrada de poeira em outros cômodos.
Prepare-se para imprevistos
Por mais que se tenha cuidado e planejamento, imprevistos sempre podem acontecer em uma reforma. E estar ciente disso é fundamental.
Tenha paciência, seja tolerante e mantenha a calma. Se você contratou uma boa equipe de profissionais e adquiriu bons materiais, tenha confiança que tudo irá se resolver.
Gostou das dicas? Então não perca tempo, arregace as mangas e mãos à obra!
O escritório de arquitetura e design de interiores de alto padrão Rocha Andrade quer te ajudar a realizar esse sonho, de um jeito profissional, planejado, pessoal e, acima de tudo, adequado às suas necessidades. Vamos fazer esse projeto juntos?